27 setembro 2012

Maná


Hoje penso que o  bom da vida não é ter o que fazer, mas como  fazer.
Ter o que fazer é inerente à própria vida.
Ou será que alguém imagina que não tem o que fazer?
Mas muito mais que ficar pensando ou buscando respostas sobre o que deveria ou não ser feito, percebo que as pessoas que se sentem felizes, as que aparentemente têm mais energia e estão de bem com vida, são aquelas que vivem um dia de cada vez. No presente.
Realizando as pequenas, grandes, inúmeras ou poucas tarefas que lhe foram confiadas.
Tomei para mim o principal ditado dos AA (Alcoólicos Anônimos): um dia de cada vez.
O foco é aquele único dia. A quantidade de energia, de sono, de ânimo, de tudo o que necessito para aquele dia. Sem, nem por um instante, pensar que haverá um outro dia, ou que já houve muitos que não deram certo.Ou nas infinitas possibilidades que cercam meu destino.
O passado passou. O futuro não me pertence. Tenho apenas o hoje.
A vida me deu bastantes razão para crer que estamos no lugar certo, na hora certa.
E quando não for mais a hora de eu estar aqui, ou de estar realizando determinada tarefa, o Universo se incumbirá de fazer a mudança. E Ele faz!
Sem alvoroço, ansiedade ou atrasos. Na hora exata.
Desse modo a minha preocupação deixa de ser com "O quê eu vou fazer?" e passa a ser: em "Como vou fazer?".
Como aprimorar meu trabalho. A qualidade do que faço. Meus estudos. Minhas leituras. A música que ouço. Aquilo que como e de que forma eu como. Meus relacionamentos,sejam eles quais forem.
Posso ter uma rotina medíocre e achar que minha capacidade vai muito além. Tenho certeza que sim - nossas vidas são medíocres e nossa capacidade ilimitada- Mas não vamos nos preocupar com isso agora.
Apenas faça aquilo que lhe compete fazer neste exato momento da sua vida.
É um trabalho de estar desperto. De pôr atenção neste meu dia. Pois é o único que tenho.
Amanhã recomeço. Tudo de novo.
Um dia de cada vez.
Às vezes, quando o cansaço ou o esgotamento físico ou emocional é muito grande esse é o único modo de continuar vivendo. E, de repente, descobrimos que é o melhor modo. Coisa que pessoas muito simples e sem grandes oportunidades já descobriram faz tempo.